terça-feira, 25 de outubro de 2011

Graça Eficaz - Paulo Anglada


As antigas doutrinas da graça são um sistema lógico, coerente e harmônico. Os assim chamados "cinco pontos do calvinismo" revelam como é possível a redenção eterna de pessoas totalmente depravadas, em consequência do pecado original, pelo Deus Triúno: o Pai elege incondicionalmente, o Filho redime objetivamente os eleitos, e o Espírito Santo aplica eficazmente a redenção ao coração daqueles por quem Cristo morreu. A doutrina calvinista da graça eficaz diz respeito, portanto, à aplicação da obra de redenção ao coração dos eleitos de Deus.


O pai elege, Cristo redime e o Espírito Santo aplica a graça redentora de Deus aos seus eleitos, chamando-os irresistivelmente para a salvação.
   
Se o homem, em estado de pecado, encontra-se totalmente corrompido em consequência da queda, e espiritualmente incapacitado para salvar-se, visto que "está morto em seus delitos e pecados"; se Deus escolheu soberanamente, antes da fundação do mundo, aqueles em quem manifestaria a sua misericórdia. designando-os para a salvação; e se Cristo expiou, de fato, objetivamente, o pecado dos eleitos, através da sua vida, sacrifício e intercessão; então segue-se, necessariamente, que a graça salvadora, redentora e santificadora do Deus Triúno será eficazmente aplicada de modo que os eleitos de Deus serão irresistivelmente chamados por ela para serem justificados, santificados e glorificados.
  
  Essa lógica é bíblica:
Sabemos que todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados (eleitos) segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu (amou), também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho... E aos que predestinou, a esses também chamou (eficaz e irresistivelmente, é claro); e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou (Rm 8:28-30).

Entretanto é necessário esclarecer que, ao professar a doutrina da graça eficaz ou do chamado irresistível, o calvinismo não quer dizer, com isso, que os eleitos de Deus nunca oferecem resistência à sua graça salvadora, ou que são convertidos a força. contra a sua vontade. O que a doutrina sustenta é que a ação do Espírito Santo não pode ser finalmente resistida, isto é, que o Espírito Santo age de tal modo que, sem violar a vontade humana, restaura as suas faculdades espirituais corrompidas pela queda. E isto é feito de maneira que, restaurada a sua visão espiritual, o seu intelecto passa a discernir a palavra da verdade a sua vontade é persuadida pelo Espírito Santo de Deus. É assim que ele se arrepende, crê no evangelho, e se efetiva nele a salvação que Cristo objetivamente adquiriu para ele. Em outras palavras, ninguém jamais reclamará por ter sido salvo, nem aqui, nem na glória. Por outro lado, ninguém que discirna o evangelho e deseje sinceramente a salvação será lançado no inferno; aquele que quer realmente vir a Cristo para ser salvo, é eleito de Deus.






Texto extraído do livro Calvinismo - As Antigas Doutrinas da Graça, de Paulo Anglada.
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